XIII Cúpula Presidencial da Aliança do Pacífico
- Raquel Frattini
- 27 jul 2018
- 1 Min. de lectura

O último dia 24 de julho foi realizado em Puerto Vallarta, México, a 13ª cúpula Presidencial da Aliança do Pacífico. Com o objetivo de mudar a Presidência do bloco, a que passa da Colômbia o Perú pelo período de um ano, os Presidentes dos quatro países membro discutiram sobre os avanços nos 7 anos desde sua criação.
Um dia antes foi realizada a V Cúpula Empresarial na qual os mandatários do Chile, Colômbia, Perú e México, representando cada país membro, referiram-se aos pontos importantes da integração regional. Hoje, a Aliança do Pacífico representa a oitava economia do mundo, com uma população de 223 milhões pessoas.
Pela primeira vez, a cúpula teve também a participação dos países membros do Mercosul com o objectivo de resolver tarefas conjuntas para o crescimento do continente como um todo.
Ambas as instruções estão disponíveis em espanhol para Download:
Os pontos discutidos pelos mandatarios do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai pelo lado do Mercosul e Chile, Colombia, Peru e Mexico, representando a Aliança do Pacífico foram:
Barreiras tributarias;
Cadeias regionais de valor e acumulação de origem;
Facilitação do comercio;
Cooperação regulatoria;
Promoção comercial de pequenas e medias empresas;
Facilitação do comercio de serviços;
Agenda digital;
Facilitação do investimento;
Comercio inclusivo e de gênero;
Intercâmbio de experiências em mobilidade acadêmica;
Turismo;
Cultura.
Mobilidade de pessoas;
Além disso ficou esclarecido o plano de seguimento de todas essas propostas de atividade que ficará a cargo dos coordenadores nacionais da Aliança do Pacífico e do Mercosul, os quais se reunirão semestralmente para avaliar a implementação dos compromissos firmados e a possibilidade de propor ações complementares.
Comments